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As operações do Grupo Bosch na América Latina empregam cerca de 10.700 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. No Brasil, o grupo Bosch está presente desde 1954 e emprega cerca de 9.700 profissionais. Em 2012, a Bosch registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais.

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quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ADAPTAÇÃO DO MOTOR CHEVETTE 4.3 V6 NO CHEVETTE

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ADAPTAÇÃO DO MOTOR CHEVETTE 4.3 V6 NO CHEVETTE Tradicionalmente, quando se deseja um Chevette com motor 6 cilindros, logo se pensa no bom e velho 250/S do Chevrolet Opala...
 É uma proposta bem válida e que tem dado excelentes resultados aos proprietários deste tipo de máquina. Porém, na minha modesta opinião, acho um tanto polêmica (apesar de achar bem válida) este tipo de preparação já que se mexe (e muito) na estrutura do carro, exigindo enormes recortes na parede porta-fogo para que caiba o enorme 250/S no cofre do Chevette (na maioria das adaptações que vi, as trocas das velas do 5º e 6º cilindros têm que ser feitas através de uma abertura no painel do carro... mais ou menos onde estão localizados os dutos de ventilação). Como tem havido pedidos de dicas para se ter um motor "seis canecos" no Chevette, achei por bem postar como se colocar o motor V6 4.3 oriundo das Chevrolet S-10 e Blazer... Essa adaptação é tão dispendiosa quanto (ou um pouco mais) do que a do velho 250/S, porém não é mexido na estrutura do Chevette, oferecendo, quer queira, quer não, um pouco mais de segurança ao condutor.  Vamos a ela então. Para o motor V6 4.3 caber no cofre do Chevette: Mantém-se o câmbio original do Chevette (de preferência de 5 marchas), trocando-se a caixa-seca e o eixo piloto pelos do Opala 4 cilindros.  Corta-se um pequeno pedaço da travessa na região traseira do calço do motor. Alargar o túnel no lugar onde fica a alavanca de acionamento da embreagem. Chegar o radiador um tanto à frente (pode ser necessário cortar um pequeno pedaço da lataria) Montar o motor um tanto deslocado à direita, com a finalidade de livrar a barra de direção. É então necessário fabricar novos suportes para que o motor se encaixe nos lugares dos coxins originais do Chevette. As modificações neste quesito são as seguintes: Lado Esquerdo Os calços usados serão os da Chevrolet D-20 (aparafusam-se perfeitamente no bloco do motor V6 4.3). A peça a ser fabricada são para "casar" o calço na travessa, na verdade uma barra chata de  2" de largura por 1/4" de espessura. São duas peças com cerca de 25 centímetros. Lado Direito No lado direito, os 3 furos a fazer ficam no mesmo alinhamento, 2 para prender a barra chata na travessa e o terceiro para o parafuso de fixação do calço, o do lado esquerdo tem uma elevação feita de modo a deslocar o motor à direita. Deste modo, não se mexe em nada nos calços do câmbio, que continuam originais e nas posições corretas. Em nada se mexe no que se diz respeito a eixo cardan, o diferencial deve ser o mesmo do Opala ou da Chevy 500... Apesar que o ideal mesmo é o diferencial utilizado no Chevette hidramático (versão rara, fabricada entre 1986 e 1990), se conseguir um desses, é bem melhor (mas já aviso que não se trata de uma peça barata) Sistema de Escapamento. Como não há espaço para o escapamento direito descer direto e para trás, logo se orienta ele em direção a parte da frente do veiculo, passa-se ele por baixo do motor e faz-se o mesmo sair pelo lado esquerdo, junto com o escape do lado esquerdo e depois, se assim se quiser, põe-se um cano saindo de cada lado da traseira do carro. Quanto ao Cárter: O cárter do motor V6 é exageradamente grande para o Chevette, não chegando a caber no carro. Portanto o ideal é conseguir um cárter de motor marítimo ou um de Chevrolet V-8 de chapa, tirar uma seção dele e fechar novamente para caber no V-6. Quanto ao volante do motor: O volante do motor do V6 4.3 pesa inacreditáveis 23 kg. E o pior, por ter 14 polegadas de diâmetro, não cabe na carcaça do câmbio do Opala. Solução: tornear esse volante para o mesmo diâmetro do Opala, de 12 e 3/4", instalar a cremalheira do Opala nele e fazer a furação para usar a embreagem original do Opala 4100. Uma vez terminada a parte de torno, tem que rebalancear o volante pelo padrão original do motor (fazer esse procedimento de forma muito simples, usando outro volante de V-6 original não-modificado como padrão) Bomba 'água: Usar uma bomba d'água de Cherolet V-8 (Corvette ou Camaro) curta e um suporte de alternador importado também de Chevrolet V-8, que permite montar o alternador original do Chevette para não ter mais despesas ou trabalho de instalar algo diferente no carro. Suspensão dianteira Para compensar o peso extra, utiliza-se molas do Opala 4 cilindros anterior a 1980. A frente fica numa altura bem próxima a original do Chevette. E assim está pronto o Chevette V6... Com mais de 180 cv de potência, deve dar alegria a muita gente (e desespero a muitos proprietários de carros grandes!!!)clique aqui


 

































E por quê raios a GM não produziu este Chevette? Segundo a GM era porque o Chevette já estava em seu sétimo ano de produção (nos Estados Unidos isso já é um Matusalém automotivo) e, além de tudo,  o Mandato de Média de Consumo de Combustível do governo era baseado apenas em motores de quatro cilindros e de ciclo diesel. Quem testou o protótipo diz que a verdade é que o Chevette V6 ofereceu mais desempenho que o Camaro Z/28 e chegou bem perto do Corvette da época, oferecendo espaço para quatro pessoas (o Corvette só tinha dois lugares na época) e espaço para carga... Isso fez com que a própria GM enxergasse no seu filho caçula (o Chevette) uma real ameaça aos seus dois filhos queridos, Camaro e Corvette (duas verdadeiras lendas).clique aqui







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