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O Grupo Bosch

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As operações do Grupo Bosch na América Latina empregam cerca de 10.700 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 5 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. No Brasil, o grupo Bosch está presente desde 1954 e emprega cerca de 9.700 profissionais. Em 2012, a Bosch registrou no país um faturamento líquido de R$ 4,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais.

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quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Volkswagen Adeus, Kombi!


Adeus, Kombi! Van popular sai de linha este ano; relembre os modelos da perua mais adorada do Brasil



Na imagem, a primeira Kombi produzida no Brasil. A unidade saiu da linha de montagem em 2 de setembro de 1957VEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carrosEm outubro de 1977, a VW Kombi atingiria a marca histórica de 400.000 unidades produzidas no BrasilVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros Linha de produção da Kombi na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) nos dias atuaisVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros   Na mesma época era oferecida também a Kombi Pick-Up Standard Cabine DuplaVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros  Mas a sucessora da Kombi mesmo é o Volkswagen Bulli, conceito revelado em 2011 no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça). Com traços próprios e cheios de estilo, o utilitário é chamado de 'Kombi do século 21'VEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros  De acordo com o Autossegredos, a Volkswagen já importou as primeiras unidades da Transporter — substituta da Kombi. A van será importada e comercializada em três versões, sendo uma furgão e duas para passageirosVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros  Um encontro em São Paulo, no fim de abril, reuniu dezenas de Volkswagen Kombi e deu início à despedida do veterano utilitário da marca. Fabricada no Brasil desde 1957, a Kombi sairá de linha no final deste ano devido à nova legislação, que obriga o uso de airbags e ABS em todos os veículos à venda no PaísVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros


                             A Volkswagen Kombi manteve na versão básica até 2005 o motor boxer refrigerado a ar. Depois, a perua popular recebeu um novo 1.4 arrefecido a água derivado do Fox 'de exportação'VEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros          Para os adeptos dessa customização a ideia é que o carro não passe por uma restauração visual, mantendo a 'história' de seus anos (literalmente) na latariaVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros          A amplitude do interior (muito marcante) permitiu à Kombi receber diversos equipamentos de som especiaisVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros        2º Encontro de Kombis de São Paulo-SPVEJA TAMBÉM> Os carros mais vendidos do Brasil de todos os tempos> Veículos do passado cujos nomes podem voltar; Santana, Monza e Escort estão confirmados!Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros 













Volkswagen (pronuncia-se AFI[ˈfɔlksˌvaːɡən], ou pt-BR "folks váguen", traduzido: "carro do povo"), ou simplesmente Volks (pronuncia-se "fólks", traduzido: "do povo"), é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de WolfsburgAlemanha.
Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcasAudiBentleyBugattiDucatiLamborghiniSeatPorsche,SkodaMAN eVolkswagen CaminhõesScania e Suzuki.

Em março de 2011, a Volkswagen adquiriu o segmento comercial da Porsche, por 3,3 bilhões de euros, tendo assim o direito de negociar e operar pela marca "Porsche", fazendo com que a Volkswagen fique mais próximo à fusão com a "PHS" (Porsche Holding Salzburg)
Em Julho de 2011 a Volkswagen que já era o maior acionista do Grupo MAN SE, elevou sua participação para 55,9% das ações, consolidando-se como acionista majoritário.
Em abril de 2012 a Volkswagen, por intermédio da Audi, anunciou o compra da fabricante italiana de motos Ducati, aumentando a rivalidade com a BWM também no segmento de motos esportivas
A Volkswagen também patrocina alguns eventos esportivos, como o Rali Dakar, aSeleção Argentina de Futebol, a Seleção Brasileira de FutebolSeleção Neozelandesa de Futebol e a Seleção Russa de Futebol, além da Academia do David Beckham. Também patrocinou os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 e patrocina o time alemão VfL Wolfsburg.
A Volkswagen possui no Brasil, mais precisamente no Estado de São Paulo, duas PCH-Pequena Central Hidrelétrica nas margens do Rio Sapucaí, sendo uma denominada de Anhanguera e a outra, nomeada Monjolinho, atualmente em implantação.1

Origem: Década de 30, século XX, Alemanha


A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha nazista, e ao projeto de construção do automóvel que ficaria conhecido no Brasil como "Fusca", em Portugal como "Carocha", na Alemanha como "Käfer" e nos Estados Unidos e Reino Unido da Grã-Bretanha, como "Beetle". O termo "Volkswagen" foi cunhado por volta de 1924 pelo engenheiro alemão-judeu Josef Ganz, que lutava para modernizar a indústria automobilística alemã, publicando suas idéias de introduzir suspensões independentes com semieixos oscilantes, baixo centro de gravidade e chassi com tubo central num automóvel popular que custasse o mesmo que uma motocicleta. Em 1933, Adolf Hitler visita o Salão Internacional do Automóvel de Berlim e vê no Volkswagen, uma forma eficiente de propaganda nazista, e passa a defender a ideia de carro do povo como se fosse sua. Josef Ganz e Edmund Rumpler foram cogitados para dirigir o projeto, mas logo foram descartados por serem judeus. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.
Cerca de 336 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista), surgiram a partir de 1936, sendo os primeiros modelos produzidos em Stuttgart. O carro já possuía as curvas de seu formato característico e o motor refrigerado a ar, de quatro cilindros, montado na traseira, similar ao Tatra. Erwin Komenda, chefe de desenho da Porsche de longa data, desenvolveu o corpo do protótipo que seria igual ao dos Carochas/Fuscasposteriores.
A nova fábrica - implantada numa cidade que foi criada em torno da mesma e batizada de KdF-Stadt (atual Wolfsburg) - só havia produzido algumas unidades quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se em 1939. Como consequência da guerra, sua produção foi adaptada para veículos militares, como o jipe Kübelwagen, o modelo anfíbio Schwimmwagen e o Kommandeurwagen.

1945 - Um futuro incerto


A empresa deve a sua existência no pós-guerra a um homem, o major britânico Ivan Hirst. Em abril de 1945 a KdF-Stadt e sua fábrica fortemente bombardeada foram capturados pelos norte-americanos, e passaram às mãos da administração britânica. A primeira idéia foi usá-la para a manutenção de veículos militares pesados. Para Hirst, como ela fora usada para produção militar e fora um "animal político" (menção pessoal) ao invés de um empreendimento comercial, seu equipamento na época fora destinado às reparações de guerra. Assim, Hirst pintou um dos carros da fábrica de verde e o exibiu em instalações militares britânicas. Dispondo de poucos veículos leves de transporte, em setembro de 1945 o exército britânico foi persuadido a encomendar 20.000 unidades. As primeiras unidades foram para o pessoal das forças de ocupação e para o correio alemão. Por volta de 1946 a fábrica estava produzindo 1000 carros por mês, uma quantidade notável, uma vez que a fábrica ainda precisava de reparos: o teto e os vidros danificados interrompiam a produção quando chovia, e o aço para fazer automóveis era pago com veículos produzidos.
O carro e a cidade mudaram seus nomes da época da Segunda Guerra Mundial para, respectivamente, Volkswagen e Wolfsburg. Enquanto isto, a produção crescia. Como ainda era incerto o futuro da fábrica, a mesma foi oferecida a representantes de empresas automobilísticas britânicas, americanas e francesas. Todos a rejeitaram. Depois de visitar a fábrica, Sir William Rootes, da indústria britânica Rootes Group, declarou que "o modelo não atrai o consumidor médio de automóveis, é muito feio e barulhento... se vocês pensam que vão fazer automóveis neste lugar, vocês são uns grandes tolos, rapazes". Ironicamente, a Volkswagen fabricou nos anos 80 uma versão do Hillman Avenger, modelo criado pela empresa de Rootes (Hillman), após esta ter sido absorvida pela Chrysler em 1978, e de a Chrysler, por sua vez, ter vendido sua fábrica na Argentina - que produzia este modelo como "Dodge Polara" - para a Volkswagen.

1948-1974 - Ícone da recuperação alemã


Após 1948, a Volkswagen se tornou um importante elemento simbólico e econômico, da recuperação da Alemanha Ocidental. Heinrich Nordhoff (1899-1968), ex-gerente da área de caminhões da Opel foi chamado para dirigir a fábrica naquele ano. Em 1949 Hirst deixou a empresa, agora reorganizada como um monopólio controlado pelo governo alemão ocidental. Além da introdução do veículo comercial "VW tipo 2" (conhecido como Kombi) em suas versões de passageiros, furgão e camioneta, e do esportivo Karmann Ghia, Nordhoff seguiu a política de modelo único até pouco antes de sua morte em 1968.
A produção do "tipo 1", nome oficial do "Carocha" ou "Fusca", cresceu enormemente ao longo dos anos no mundo todo, tendo atingido 1 milhão de veículos em 1954.
Durante a década de 1960 e o início dos anos 70, apesar de o carro estar ficando ultrapassado em alguns aspectos, suas exportações para os EUA, sua publicidade inovadora e sua reputação de veículo confiável ajudaram seus números de produção total superarem os do recordista anterior, o Ford Modelo "T". Por volta de 1973 sua produção mundial já superava 16 milhões de unidades.
A Volkswagen expandiu sua linha de produtos em 1967 com a introdução de vários modelos "tipo 3", os quais eram essencialmente variações de desenho de carrocerias ("hatch", três volumes) baseados na plataforma mecânica do "tipo 1". Novamente o fez em 1969 com a linha relativamente impopular chamada "tipo 4" que diferiam bastante dos anteriores pela adoção de carroceria monobloco, transmissão automática e injeção de combustível.

1974 - Do "Käfer" para o Golf


A Volkswagen (VW) enfrentou sérios problemas em fins dos anos 60, com o insucesso dos "tipo 3" e "tipo 4" também com o K70, baseado em modelo da montadora NSU. A empresa sabia que a produção do "Käfer" (Carocha, Fusca) iria terminar algum dia, porém o enigma sobre como substituí-lo se convertera num pesadelo. A chave para o problema veio da aquisição da Audi/Auto-Union, em1964. A Audi possuía os conhecimentos tecnológicos sobre tração dianteira e motores refrigerados a água dos quais a Volks tanto necessitava para produzir um sucessor de seu "tipo 1". A influência da Audi abriu caminho para uma nova geração de Volkswagens:PoloGolf e Passat.
A produção do Käfer na fábrica de Wolfsburg cessou em 1974, sendo substituído pelo Golf. Era um veículo totalmente diferente de seu predecessor, tanto na mecânica quanto no desenho, com suas linhas retas desenhadas pelo projetista italiano Giorgetto Giugiaro). Seu desenho seguiu tendências estabelecidas pelos pequenos modelos familiares, tais como o Mini Cooper, de 1959 e o Renault 5, de 1972—o Golf tinha um motor refrigerado a água montado transversalmente, desenho "hatch-back" e tração dianteira, uma configuração que tem dominado o mercado desde então. A produção do Käfer (Carocha/Fusca) continuou em fábricas alemãs menores até 1978, porém o grosso da produção foi deslocado para o Brasil e o México.

Dos anos 70 aos dias atuais

Desde a introdução do Golf, a Volkswagen tem oferecido uma gama de modelos semelhantes a de outros fabricantes europeus. O Polo, menor em tamanho que o Golf e introduzido na mesma época, os esportivos Scirocco e Corrado, e o Passat, de maior tamanho, foram os mais importantes e significativos. Em 1998 a Volks lançou o chamado New Beetle, um carro com plataforma baseada no Golf e desenho que lembrara o "Beetle"/"Käfer". Em 2002, a empresa alemã - cujo nome traduzido ao português significa "carro do povo" - lançou dois automóveis para o segmento de alto luxo: a limusine Phaeton(como chamam os sedãs na Alemanha,seu maior mercado) e o SUV Touareg.

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