Vigilante Rodoviário.( Carlos miranda protagonista da série)





“Um dia me pai chegou em casa, nos idos de 63, e da porta ele gritou orgulhoso, agora chegou a nossa vez. Eu vou ser o maior, comprei um Simca Chambord”. A letra da banda Camisa de Vênus se tornou um hit no início dos anos 80, exaltando as qualidades do modelo.
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O Simca foi lançado no Brasil em 1959. No ano seguinte o índice de nacionalização chegava a 90% e o charmoso sedã se tornou um objeto de desejo. O seu maior rival era o Aero Willys, que tinha um estilo mais pesado e menos elegante do que o charmoso francês.
Inicialmente equipado por um motor V8 de apenas 84 cv foi ganhando mais potência com o passar dos anos até chegar ao lendário Emi-Sul. Mesmo assim o Chambord fez bonito nas pistas de corrida, faturando provas importantes, tanto nas pistas de corrida quanto em subidas de montanha.
Leia mais em: http://www.garagemdobellote.com.br/2011/08/simca-chambord-tufao.html#ixzz2YVbJKwNoO exemplar dessa matéria é um Tufão 1965 e foi premiado na última edição do Encontro Paulista, em Águas de Lindóia. O clássico pertence ao médico João Reinaldo de Oliveira Abrahão, que conhece sua história e seus detalhes. A cor azul, com saia e blusa, nos transporta para um momento único na história.
O motor V8, de 2,5 litros, tem 100 cv. Porém, o ronco clássico é algo singular e dá a impressão que a cavalaria debaixo do capô é muito maior. De qualquer modo o som das duas saídas de escapamento chega a ser hipnotizante, especialmente subindo a ladeira no vídeo.
A letra da canção citada no começo do texto dá uma idéia exata do carro. O espaço traseiro e o conforto dos bancos merecem especial atenção. Nas próximas semanas teremos clássicos alemães e modernos muscles cars que voltaram às ruas. Fique ligado.
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Leia mais emSimca Chambord foi o nome de um automóvel produzido pela Simca francesa entre 1958 e 1961, desenvolvido a partir do Simca Versailles. Tal como este, imitava os automóveis americanos da época. Foi o primeiro automóvel de luxo a ser construído noBrasil sob licença, desde 1959 até 1967.1 O Chambord também marcou uma época por ser o veículo usado pelo ator Carlos Miranda, protagonista da popular série de TVO Vigilante Rodoviário.
Apesar de sua boa aparência, a primeira versão do Chambord tinha o desempenho comprometido pelo motor Aquilon, um V8 fraco de válvulas no bloco, herança da Ford francesa, o que lhe valeu o apelido jocoso de "O Belo Antônio" (bonito, mas impotente). Em 1964 sua carroceria foi reformulada e recebe o motor Tufão de 100hp.
O Simca Présidence foi a versão luxuosa do Simca Chambord. Tinha calotas raiadas (tipo as da Maserati 250F), pneu estepe atrás do porta-malas, cores exclusivas e bancos de couro. Recebeu em 1965 o motor V8 Tufão de 110hp, e no final de 1966 o motor V8 Emi-Sul de 140 hp.
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Nome | Simca Chambord |
Nomes alternativos | Simca Rallye Simca Présidence Simca Jangada |
Construtor | Simca |
Produção | 1958–19671 |
Modelo | |
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Classe | automóvel de passeio |
Carroceria | três volumes |
Ficha técnica | |
Motor | 8 cilindros em V - cilindrada total: 2351 cm³ (2,35 l) |
Caixa de velocidades | três velocidades |
Layout | Motor dianteiro, tração traseira |
Dimensões | |
Comprimento | 4750 |
Largura | 1770 |
Altura | 1450 |
Peso | 1215 |
Modelos relacionados | Simca Vedette Chambord |
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